
A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, recebeu na última terça-feira (12) uma comitiva da Prefeitura de Camaragibe liderada pela vice-prefeita e comandante da Guarda Municipal, Débora Albuquerque (Comandante Débora). O grupo veio compartilhar experiências bem-sucedidas na área de segurança pública municipal e oferecer capacitações gratuitas ao município anfitrião.
A delegação foi composta ainda pelo coronel PM Rossini, secretário de Segurança e Ordem Pública de Camaragibe e atual presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública (Consems), além das guardas municipais Lívia e Elisângela, integrantes do Núcleo de Prevenção e Participação Social. Eles foram recebidos pelo secretário de Defesa Social de Taquaritinga do Norte, João Batista, pela Corregedora da Guarda Civil Municipal, Laíse Espinhara e pela secretária-chefe de Gabinete, Ilka Paloma.
O principal objetivo da visita foi difundir a Política Nacional de Segurança Pública com foco na estruturação e no fortalecimento das guardas municipais. Entre as ações oferecidas estão capacitações gratuitas para criação das Brigadas Maria da Penha, de Trânsito, Escolar e Ambiental – modelos já consolidados em Camaragibe e que serão implantados em Taquaritinga do Norte.
Outro avanço anunciado foi a implantação do SINESP-CAD (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Cadastro), ferramenta que vai estruturar a futura Central de Operações 153 no município, permitindo integração em tempo real com forças estaduais e federais.
Durante o encontro, ficou definido que Taquaritinga do Norte sediará, em 2026, o 1º Encontro Regional de Fomento à Política Municipal de Segurança Pública, em parceria com o Consems. O evento reunirá gestores de segurança de cidades do Agreste e de outras regiões de Pernambuco.
“Essa troca de experiências é fundamental para que Taquaritinga do Norte avance na construção de uma segurança pública mais preventiva e próxima da população”, destacou o secretário João Batista. A vice-prefeita Comandante Débora reforçou que “o modelo de Camaragibe, reconhecido nacionalmente, está à disposição de todos os municípios que queiram fortalecer suas guardas e políticas de prevenção”.

